Elastix Brasil

• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Elastix
Seja bem-vindo, Visitante
Por Favor Entrar ou Registrar.    Esqueceu a senha?
Re:Linhas ficam ocupadas sem ninguém estar usando (1 visualizando) (1) Visitante
Ir para baixo Favorito por: 0
TÓPICO: Re:Linhas ficam ocupadas sem ninguém estar usando
gwswallace (Usuário)
Fresh Boarder
graphgraph
Usuários Offline Clique aqui para ver o perfil deste usuário
Linhas ficam ocupadas sem ninguém estar usando 6 Anos, 8 Mês atrás Popularidade: 0  
Olá pessoal,

Estou com o seguinte sistema:
Elastix 2.0.3 64x
Placa Digium TDM404P - Placa PCI com 4 canais FXO
Tenho 4 linhas da Oi

Configurei os troncos como g0 para que já procure a linha disponível.
As linhas funcionam normal por um tempo, mas depois de algumas horas ficam todas ocupadas sendo que ninguém está utilizando-as.
Então reinicio o servidor asterisk e tudo volta a funcionar normalmente, daí algumas horas param novamente e tenho q reiniciar.

Alguém sabe como resolver este problema?

Obs.: Eu instalei a placa Digium TDM404P via interface gráfica mesmo, fui no elastix pedi pra detectar e pronto.

Logado Logado  
  O administrador desabilitou acesso publico para escrita.
ailtoncostagba (Usuário)
Fresh Boarder
graphgraph
Re:Linhas ficam ocupadas sem ninguém estar usando 6 Anos, 8 Mês atrás Popularidade: 0  
Olá amigo... Não tenho experiência nenhuma com Elastix, estou começando a engatinhar nesse revolucionário sistema IPBX... mas vou compartilhar com voce o que aparentemente resolveu o meu problema

Cara... eu utilizo aqui a mesma versão do Elastix sendo que é X86... estou trabalhando com uma TDM2400P com 24 canais ativos, 20 estão com interfaces gsm Intelbras e os 4 restantes com linha fixa. Tive o mesmo problema que voce, as linhas e as interfaces ficavam em uso mesmo não tendo ninguém, é como se as ligações ficassem presas mesmo os ramais SIP tendo encerrado a ligação.

Aparentemente o problema foi resolvido após eu ter feito a seguinte alteração nos ramais SIP:

disallow=all
allow=ulaw

Antes não tinha feito isso, então acontecia muito dessas interfaces e linhas ficarem ocupadas mesmo a ligação tendo sido encerrada, depois que fiz isso dos 24 canais apenas 2 travaram, ou seja, ficaram com a ligação presa e justamente um dos 2 que ficou preso, o softphone não era o X-Lite e utilizava como padrão outro codec.
o softphone X-Lite 3.0 e por padrão já vem com esse codec habilitado que eu descrevi acima.

Bom... como eu tinha dito, aparentemente resolveu o problema... ainda estou em faze de testes... caso tenha resolvido mesmo, volto aqui pra comentar OK!?

Espero ter ajudado em algo

Logado Logado  
ailtoncostagba (Usuário)
Fresh Boarder
graphgraph
Re:Linhas ficam ocupadas sem ninguém estar usando 6 Anos, 7 Mês atrás Popularidade: 0  
Bom... não tinha nada haver com os codecs, eles apenas melhoraram a qualidade de voz na rede interna, porém eu encontrei a solução do problema.

Seguinte:

Voce vai descomentar duas linhas que tem no chan_dahdi.conf

busydetect=yes
busycount=3

essas linhas estão comentadas, ou seja, com um ( ; ) ponto e vírgula antes... é descomentar (retirar o ponto e virgula)

ACABOU O PROBLEMA DE LINHAS OPCUPADAS SEM NINGUÉM USAR!!!

Espero ter ajudado

Logado Logado  

Última Edição: 2011/04/21 10:27 Por ailtoncostagba.
echamat (Usuário)
Fresh Boarder
graphgraph
Re:Linhas ficam ocupadas sem ninguém estar usando 4 Anos, 10 Mês atrás Popularidade: 0  
Senhores,

estou enfrentando o mesmo problema fiz o procedimento mencionado e não funcionou percebi que a quantidade dos travamentos diminuiu mas continuam e fui alem fiz a inversão de polaridade e tbm não adiantou.

Alguma outra forma para solucionar esse problema?

no aguardo.

abraços.

Logado Logado  
dragon[dlm] (Usuário)
Platinum Boarder
graphgraph
Re:Linhas ficam ocupadas sem ninguém estar usando 4 Anos, 10 Mês atrás Popularidade: 31  
uma pergunta...

vc somente habilitou essas linhas e testou?

ou depois rodou um dahdi_cfg -vvvv
dahdi restart..

algo do tipo...

não basta somente descomentar,tem que fazer o sistema ler novamente a configuração

Logado Logado  
echamat (Usuário)
Fresh Boarder
graphgraph
Re:Linhas ficam ocupadas sem ninguém estar usando 4 Anos, 10 Mês atrás Popularidade: 0  
Dragon,

Eu somente dei o dahdi restart, mas depois eu tive que reiniciar o servidor e mesmo assim o problema persiste.p

Logado Logado  
Ir para cima