Elastix Brasil

• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Elastix
Seja bem-vindo, Visitante
Por Favor Entrar ou Registrar.    Esqueceu a senha?
Placa Digivoice 8 fxo no Elastix (1 visualizando) (1) Visitante
Ir para baixo Favorito por: 0
TÓPICO: Placa Digivoice 8 fxo no Elastix
emersoninocente (Usuário)
Senior Boarder
graphgraph
Usuários Offline Clique aqui para ver o perfil deste usuário
Sexo: Masculino emersoninocente Localização: Porto Alegre - RS Brasil Data de Nascimento: 0000-10-08
Re:Placa Digivoice 8 fxo no Elastix 8 Anos, 1 Mês atrás Popularidade: 4  
Com muito prazer que inicio nesta lista, desconhecia a lista de Elastix no Brasil.

Wagner

Já tenho alguns servidores rodando Elastix com placa Digivoice, para que ela funcione no Elastix é muito simples.

1) Ela não será reconhecida como as placas Digium e Sangoma, pois não existem suporte nativo a elas, assim que tiver um pouco de tempo estarei postando versão para avaliação com o suporte a Digivoice bem como placas E1 da Aligera.

2) Para reconhecer as placas Digivoice é necessário instalar os pacotes voicerlib e dgvchannel da Digivoice. Caso já tenha instalado siga adiante.

a) Estou considerando que os pacotes já foram baixados em /usr/src, caso não acesse a pagina da Digivoice e baixe os pacotes.

b) Necessário o fonte da versão do asterisk que você esta usando, baixe a mesma versão diretamente da pagina do asterisk e compile mas não instale, pois as lib da Digivoice necessitam os fontes do asterisk...
# tar xvzf asterisk-versao.tar.gz
# ln -s asterisk-versao asterisk
(As lib da Digivoice vão procurar o asterisk em /usr/src/asterisk)
# cd asterisk
# ./configure
# make
(Com o asterisk paramos por aqui)

c) Compile as lib da Digivoice conforme manual (caso tenha dúvidas poste que ajudo)

d) Se tudo ocorrer sem erros esta pronto, reinicie o servidor e acompanhe o processo verificando se os drivers e reconhecimento da placa foi ok.

e) Configurando os canais no Elastix.
É necessario verificar o arquivo /etc/asterisk/digivoice.conf e verificar se as portas foram todas identificadas corretamente, ver qual o grupo que foi criado (procure por "group" e "ports";
Agora pela interface web do Elastix vá em Trunk e crie um "Custom Trunk", preencha os dados necessários em "Custom Dial String" coloque "DGV/g<numero_do_grupo>/$OUTNUM$" e salve;
Crie as rotas entrantes e saintes normalmente.

Abraços.

Logado Logado  
  O administrador desabilitou acesso publico para escrita.
wagner (Usuário)
Fresh Boarder
graphgraph
Re:Placa Digivoice 8 fxo no Elastix 8 Anos, 1 Mês atrás Popularidade: 1  
Ola amigo,

Obrigado pela ajuda. E.......... B I N G O funcionou perfeita a sua dica.

Ótima sua dica caiu como uma luva, meu cenario que pretendo montar terá q ser assim :

Na empresa tenho varios departamentos, entao para cada dpt. um telefone, qdo o dptl. financeiro for discar tera q sair somente pelo tronco definido, e qdo alguem ligar para o dpt. financeiro tocar somente nos respectivos ramais, ex :

Nro. Tel Tronco1 = 11111111 (financeiro ramais 200, 201)
Nro. Tel Tronco2 = 22222222 (contabilidade ramais 202, 203)
Nro. Tel Tronco3 = 33333333 (cpd ramais 204,205)
Nro. Tel Tronco4 = 44444444 (rh ramais 206,207)

Entao qdo o dpt vai discar sair somente pelo seu respectivo tronco, e qdo alguem discar um numero ex 33333333 tocar so nos ramais do dpt CPD e assim por diante.

Versao do elastix 1.5

Mais uma vez Muito Obrigado pela dica e se puder me auxiliar nesta tarefa já agradeço antecipado.

Grato

Wagner.

Logado Logado  
Senior Boarder
graphgraph
Sexo: Masculino emersoninocente Localização: Porto Alegre - RS Brasil Data de Nascimento: 0000-10-08
Legal que tenha funcionado no Elastix 1.5, ainda não testei...

Uso 1.3 pois fiz testes com Digivoice e Dahdi e não foram satisfatórios.

Quanto a tua nova dúvida, dá uma olhada no /etc/asterisk/digivoice.conf ele é bem esplicado...Da forma que vc quer fazer a melhor forma e criar um grupo para cada canal e ajustar as config para o uso desejado.

Ai é mão na massa.

Abraço.

Emerson Inocente

Logado Logado  
Senior Boarder
graphgraph
onde esplicado leia-se explicado.

Logado Logado  
Morgantini (Usuário)
Descobrindo o Elastix
Fresh Boarder
graphgraph
Sexo: Masculino m.morgantini@hotmail.com Localização: São Paulo Data de Nascimento: 1969-10-12
Re:Placa Digivoice 8 fxo no Elastix 7 Anos, 12 Mês atrás Popularidade: 0  

Pessoal, estou feliz por achar esse Forum e parabenizo a todos que aqui compartilham seu conhecimento.
Com certeza farei parte dos que contribuem para o aprendizado e desenvolvimento comum.
Trabalho na área de TI, na parte de redes. Aqui no trampo o ambiente é 100% windows. Com isso, meu conhecimento de Linux é - 10...
O problema é que minha gerencia jogou na minha mão uma placa VB0408PCI e pediu pra eu testar um servidor VoIP...
Isso faz umas 2 semanas... aí pesquisa daqui e dali... achei o Elastix, instalei e já estou com 9 ramais funcionando...
Decidi tentar instalar a plaquinha, mas só deu treta.
Depois dessa novela toda... , minhas dúvidas são:

1 - eu li em alguns sites, que vc precisa instalar a LIB primeiro, com o asterisk parado... aí vc instala fisicamente a placa.... depois disso é que vc instala o DGVChannel... É isso mesmo ou o pessoal ta viajando???? Fiquei na dúvida pq a minha VB0408 é de 2006 (Rev.1) e no CD que acompanha essa placa, só tem o Voicerlib pra instalar...

2 - Seguindo o que mencionei acima, a instalação do Voicerlib (puxei um atualizado no site da DIGIVOICE - versão 4.0.9.2), deu tudo certinho... eu acho... pois não deu nenhuma mensagem de erro. Porém, depois da placa colocada no micro, o sistema não sobe.
O erro da tela pode ser visto na imagem que postei...

3- Eu baixei a ultima versão estável que tava no site do Elastix (1.5.2 - 32bits). Tem alguma distribuição Linux que seja mais adequada pro Elastix do que a Cent OS que veio default no CD? Se tem, como instalo o Elastix sem o Cd de autorun?

Bom pra começar é isso. Desculpem minha total ignorancia em Linux... eu até estava estudando um pouco pra não ser assim tão Noob, mas a minha gerencia vira e mexe me pergunta como estão os procedimentos de integração do server de teste com o PABX... e eu fico com aquela cara de paisagem...

Obrigado pela ajuda pessoal.

Forte abraço a todos.

Marcelo

Logado Logado  

Marcelo Fernando Morgantini
Elastix 2.0 - beginner user
onevoip (Usuário)
Fresh Boarder
graphgraph
Re:Placa Digivoice 8 fxo no Elastix 7 Anos, 11 Mês atrás Popularidade: 1  
Ja tive problemas com varias placas da Digivoice por isso procurei outras placas a da Yeastar é barata e funciona muito bem, o elastix reconhece e ja instala tudo sózinho

Logado Logado  
Ir para cima