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Problema do NAT com VoIP PDF Imprimir E-mail
Seg, 01 de Outubro de 2012 11:17

Acredito que quase todo mundo já passou dificuldades para fazer algum equipamento funcionar atrás de NAT. O telefone chega a chamar (ring - sinalização) mas quando você atende não escuta o outro lado ou a outra pessoa que não te escuta (tráfego RTP). Isto acontece porque o protocolo SIP necessita de 3 portas funcionando corretamente para cada ligação VoIP.

Essas portas são:
1. Porta 5060 - porta de sinalização, por onde vem o ring, busy, bye, etc.
2. Porta RTP - porta aleatória por onde vem o canal de voz nos 2 sentidos
3. Porta RTCP - porta que faz alguns controles RTP


Se o protocolo RTP for bloqueado ou sofrer algum problema de roteamento, um dos dois lados não irá escutar a conversa.

Em alguns equipamentos dá para habilitar o STUN (Simple Traversal of UDP through NATs), que é um protocolo para ajudar os dispositivos que estão atrás de um firewall/NAT para rotear melhor suas ligações. Ele permite o dispositivo para descobrir o endereço IP público e o tipo de NAT, facilitando o roteamento da ligação, mas infelizmente não funciona em todas as situações.

Recentemente o Gustavo Franco postou na lista ElastixBrasil um bom artigo sobre NAT/VOIP. O endereço do artigo é http://wnunes.com/2011/01/20/bate-papo-sobre-sip-com-nat/, vale a pena ler.

A IETF tem um bom documento sobre este assunto também (em inglês):
http://tools.ietf.org/html/draft-ietf-sipping-nat-scenarios

*** Contribua também com alguma documentação, isto vai ajudar a todos da Comunidade ***

 

 

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